Que o ambiente de
trabalho não é o paraíso, todos sabem. Para alguns ele é como um purgatório, mas
para muitos é como o inferno mesmo!
As pressões são constantes: tempo, recursos, qualidade,
produtividade, expectativas, mercado, órgãos de regulamentação etc.
Mas, não são apenas essas pressões externas que levam ao
estresse e ao sentimento de ansiedade e frustração.
Parece que as pressões internas fazem maior estrago
pessoal. Pesquisa global recente, realizada
pela Delloitte Greenhouse Experience[i],
em empresas diferentes de 120 países,
mostra que, para 82% dos entrevistados, o medo de errar é considerada a
principal fonte para o estresse e a
perda da qualidade de vida no trabalho, contra
a carga excessiva de horas, que ficou em segundo lugar, com 52%.
Se você tivesse participado dessa pesquisa, faria parte desses
82%? Por que o medo de errar é tão estressante?
Cometer erros não é bom claro! Erros, quando ocorrem,
geralmente vão se traduzir em desgastes e prejuízos pequenos ou grandes, financeiros
ou morais, pessoais ou corporativos. Porém, como aprender, amadurecer
profissionalmente, crescer na carreira e inovar sem considerar que o erro faz
parte do caminho?
O medo do erro pode significar, de forma racional,
consciência da realidade e de seus possíveis desdobramentos. E nesse caso, o
profissional maduro procura se resguardar. Como? Compartilhando dúvidas e
planejando as consequências, para diminuir o risco.
No entanto, o medo
excessivo, geralmente, esconde inconscientemente o “pavor” da rejeição, da
desaprovação ou da autocrítica. Esse sentimento que tem raízes na infância, quando
se mantém no adulto, provoca ansiedade, insegurança e necessidade de proteção.
Assim, o profissional prefere manter-se na zona de conforto. Pensar ou sentir
que falhou ou errou, é mais ou menos como se o chão se abrisse sob seus pés.
Esse prefere nunca sair para a chuva! E com isso, as oportunidades que se perdem,
não prende a enfrentar crises e o que é pior, não desenvolve a autoconfiança.
Conhecimento, auto percepção de habilidades e dificuldades, vontade
de aprender e mudar, orientação eficaz, são guarda-chuvas que ajudam o
profissional a colocar o erro no lugar certo.
O que a empresa espera de qualquer profissional, é que quando
um problema ocorrer, e ele vai ocorrer, ao invés do medo o profissional possa
agir rápido para consertá-lo e assim,
diminuir o estrago.
Excelente o texto! Já tenho 32 anos de trabalho. Hoje o que mais me incomoda no trabalho não são os meus erros, que existem claro, ou o medo deles acontecerem e eu ser exposto, mas os erros dos outros, principalmente Daqueles que tem a gestão de meu trabalho e me fazem errar.
ResponderExcluirO pior é que muitas vezes não se pode nem falar!
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