O que dura mais? 10 anos, 10 dias ou 10 minutos?
O que provoca maior impacto na vida da gente? 10 anos, 10 dias ou 10 minutos?
Essas são perguntas que não têm respostas. Dez anos podem deslizar de forma imperceptível e dez minutos provocarem uma explosão na nossa vida.
Lembro-me de quando estava para me formar (e lá se vão 30 anos), um professor comentar em sala, que alguém só consegue saber se vai dar certo na profissão depois de 10 anos de formado. Durante muito tempo fiquei me perguntando porque essa marca dos dez anos, e hoje penso, que esse é um tempo razoável para abraçarmos de fato o mercado de trabalho e passarmos a compreender quanto é difícil avançarmos pessoal e profissionalmente. Isto é, dez anos de experiência nos capacita a ver de fato a vida profissional como ela é.
Acho que, nesse momento, para vocês, a alegria de comemorar os dez anos de formado deve estar se misturando com o sentimento de surpresa com percepção de que esse tempo passou sem pedir licença e sem perguntar se era nessa velocidade que queríamos.
Drummond em sua sensibilidade nos faz refletir quando em seu poema diz:
“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.”
É por isso que comemorar é essencial: rever os amigos, resgatar sonhos e lembranças e principalmente, avaliar o que valeu a pena ou não durante esse tempo.
Se o balanço desses dez anos é positivo, com mais ganhos que perdas, ótimo, pois assim a gente recarrega a bateria para os próximos dez.
Se a balança está tendendo para menos ganhos ou avanços, ou ainda para dúvidas e ansiedades, ótimo também. Essa é uma oportunidade de refletir sobre as mudanças que precisamos fazer e levar a esperança ao limite da exaustão, como disse nosso poeta.
Dez anos é muito e é pouquíssimo ao mesmo tempo. Parece muito quando olhamos para traz e vemos tudo que já conquistamos. (Já imaginaram quantas pessoas novas, companheiros e filhos, agora fazem parte da turma?)
Mas, dez anos voam e é por isso, que desejo a vocês que nos próximos dez se renovem as possibilidades, as oportunidades e, sobretudo a vontade de viver com alegria e leveza, fazendo as pessoas de seu convívio-família,amigos e colegas de trabalho - também felizes.
Parabéns e sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário