quarta-feira, 17 de maio de 2017

Xô Desânimo!

O mercado de trabalho está horrível e todos sabem! Junta-se a essa realidade a retração da economia, crise política, descrença nas instituições, problemas de segurança e tantos outros. E está tudo propício para um quadro de desmotivação, desânimo, queixa e acomodação.  Será essa a solução?
A questão é decidir como sair dessa ou, ainda como não se deixar contaminar com tantas coisas negativas?
Para achar respostas ou mesmo fazer uma autocrítica, pode-se buscar inspiração em Stephen R. Covey, com seu livro sobre “Os 7 hábitos para a eficácia”. Segundo esse autor, podemos alcançar a eficácia pessoal e profissional, seguindo   os seguintes passos. Não custa tentar, né?
1. Ser proativo: Fazer escolhas e assumir a responsabilidade por elas. Só essa iniciativa ajuda as pessoas a terem inciativa e correr atrás delas.
2. Ter um objetivo em mente: Na hora do sufoco é bom saber claramente o que se quer e o que não se quer. Assim fica mais fácil focar e pedir ajuda quando necessário. Atirar em todas as direções aumenta a frustração.
3. Priorizar: A ansiedade vinda de situações de crise não deixa a gente ver por onde começar e assim, muitas pessoas não conseguem sair do lugar. Começar pelo princípio, sempre avaliando o grau de importância ou de urgência desse passo. Algumas ações podem ser adiadas sem muitos problemas.
4. Ter mentalidade ganha/ganha: Não é só você que está passando por um sufoco, portanto buscar soluções e caminhos que sejam reciprocamente benéficos pode ser um diferencial, para encontrar uma parceria.
5. Compreender antes de ser compreendido:  Basta de mimimi! Postura de mal compreendido e de vítima afastam as pessoas ao invés de promover cooperação. Postura de querer entender abre possibilidades!
6. Criar sinergias: A soma de emoções, habilidades, experiências e conhecimentos além de criar algo maior que qualquer pessoa, facilita a motivação e a empatia.  É somando com outras pessoas de confiança que podemos construir uma espiral para alcançar novas possibilidades!  
7. Afinar o instrumento: Renovar os recursos pessoais - físicos e emocionais. Ou como    dizem os profissionais da moda, que tal   “ dar uma repaginada” geral?  Cortar o cabelo? Investir em um curso ou em um intercâmbio?  Voltar a caminhar? Retomar um curso ou fazer uma especialização?
Neste texto, mostrei pílulas de como aumentar o autoconceito e a confiança em si mesmo.  Se ficou motivado a deixar o desânimo que tal começar lendo o livro indicado!  Esse pode ser o primeiro passo para deixar o sol voltar a brilhar!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário