quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

8 de março – Dia do bicho esquisito

Mulher é bicho esquisito
Todo mês sangra
Um sexto sentido maior
que a razão
Rita Lee
Todos os anos, no mês de março minhas reflexões procuram de alguma forma  homenagear  a mulher profissional, essa guerreira que normalmente tem jornada  tripla, pois  além de provar todos os dias que merece estar onde está,  tem ainda que  cumprir o  seu papel de rainha do lar.  É claro que a cada ano o estereótipo - feminino e masculino vai se modificando e, profissionalmente, relações complementares de parceria vão se concretizando.
 A mulher ainda vive cercada de muitos preconceitos. De forma aberta, recebendo menores salários ou sendo preterida para cargos mais altos dentro da hierarquia. Ou de forma sutil através de pequenos assédios, comentários ou  ainda por criticas veladas ao seu lado emocional como componente profissional.
Nada mais constrangedor para um homem do que uma mulher chorando no trabalho  porque errou ou porque foi tratada de forma desleal. A alma feminina é assim mesmo frágil, inconstante e assustada. O que não quer dizer que a ação não possa ser forte, controlada e racional.
Somos bicho esquisito mesmo, principalmente em se tratando de filho. A relação é visceral e supera qualquer dever ou obrigação.
Incomoda ao mundo corporativo saber que, para a maioria das mulheres, atender  um ser humano, seja  filho, mãe ou amigo  é mais importante  que  vender milhões...Somos assim.
Aprendemos desde cedo a sermos solidárias, cuidadosas e cooperativas.  É preferível deixar a competição, as brigas e agressividades para os pares. De uma forma geral, eles são melhores nesses quesitos.
Quando o tal do sexto sentido aparece então, sai de perto. A sensibilidade sai pelos poros e viaja. Vai por lugares inimagináveis e percebe o imperceptível. E vemos o mundo por outra lógica ou dimensão. Por isso aquele sorriso e o olhar enigmáticos...
Sexo frágil? Pode ser! Mas que a cada dia quer mostrar que é preciso se rever valores e verdades. É urgente se reinventar as relações humanas em todas as dimensões!.
Hoje certamente é dia de comemorar as conquistas realizadas. Foram muitas! E muitas ainda virão. A cada dia é preciso lembrar que a paz, o respeito, a tolerância, a gentiliza, a amizade e tantas outras emoções positivas  são importantes no ambiente profissional.

Comemorar significa hoje poder dar a cada mulher uma linda flor. E, aos homens a oportunidade de descobrir a mulher especial que está ao seu lado!

2 comentários:

  1. Querida Profa. Maria Helena, que linda homenagem! Obrigada por compartilhar comigo! Um beijo carinhoso e saiba que para mim, és um grande exemplo de mulher!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo e verdadeiro este seu texto viu? Gostei demais! Beijos. Laila

    ResponderExcluir