
Feedback
não
é queixa, bronca ou lição de moral. É apenas alguém mostrando ao outro como
percebeu ou recebeu sua atitude ou o
resultado do trabalho realizado.
Receber feedback
positivo todos gostam, mas receber o negativo nem todos estão dispostos. Esse
parece ser um problema recorrente para os jovens que estão entrando na vida
profissional, muito já em cargos de supervisão ou liderança. Dizem que é
uma característica da turma da geração Y.
É natural, para qualquer pessoa, reagir, num
primeiro momento, com resistências e defensividade. O que não pode acontecer, e
anda ocorrendo, são esses profissionais fugir de feedback’s de colegas, chefias, clientes e até de amigos. Eles preferem, muitas vezes, mudar de empresa
a ter que conviver com um chefe que usa o feedback
constantemente como um instrumento de gestão. Isso porque se vêm como pessoas especiais,
competentíssimos e mais que os outros.
Dessa forma acabam por se prejudicarem:
perdem oportunidades de crescer e se desenvolverem pessoal e profissionalmente.
Sei que carreira estável anda fora da moda! Mas, um excesso de instabilidade
mostra a dificuldade de conviver com a realidade.
Fugir de feedback’s
durante um tempo permite ao profissional
viver só de elogios e prazer, aprofundando a idealização de si e do mundo dos negócios. Mas com o tempo, ele
não terá escolha. Vai aprender na marra, se quiser fazer parte do mercado.
Quanto mais habituado a receber e dar feedback um profissional está , mais fácil será para ele conviver, aprender, rever valores e atitudes e se
aprimorar.
Feedback
é uma rua de mão dupla. Retornos vão e
voltam. O jeito é desenvolver a
habilidade de dar e receber feedback. Parece simples, mas não é! Cuidado com o tom
ao dar feedback e não se esqueça de
agradecer por aquele que abriu-lhe janelas.
Quem não quer ou receber feedback vai ter que aprender a viver só! E também
não se olhar no espelho .
Excelente!
ResponderExcluirComo sempre excelente!!
ResponderExcluirMuito bom! Adoro feedback (s). Abraços,
ResponderExcluirMuito bom. Convém ainda salientar que Feedback, não é avaliação de desempenho.
ResponderExcluirEnquanto este deve basear-se em em informações sólidas e mensuráveis, aquele é o resultado das observações rotineiras que deve culminar na melhoria da performance do dia a dia.
Sim, mas um feedback deve ser dado também de forma objetiva e baseado em
Excluirfatos e não em achismos!!!!
Estou vendo muitos textos a reapeito dessa característica da minha geração...estou preocupado comigo...
ResponderExcluirNão fique...o mercado vai ter que se adaptar ao modo de trabalhar dessa geração... só se preocupe com o que possa estar te atrapalhando pessoalmente..um abraço
ResponderExcluirJá aconteceu de um supervisor (chefe imediato) e um gerente me darem dois feedbacks diferentes! O gerente foi extremamente positivo e o chefe imediato foi levemente negativo. Aconteceu que o gerente verificou meus esforços em uma imagem maior (resultados) e o outro enxergou pormenores (como horários, mexer muito no celular, etc...) . Neste caso, levei em consideração bem mais a visão do gerente, talvez oportunamente, mas conferia bem mais com meus objetivos.
ResponderExcluirRicardo, não deixe de aproveitar os dois feedbacks...O do gerente volta-se para desempenho e o do seu chefe imediato para alguns comportamentos que podem prejudicá-lo no trabalho. lembre-se que o chefe de hj pode ser o gerente de amanhã... sucesso!!!
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