quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Existe um emprego ideal?


Pode parecer óbvio que não, mas a maioria das pessoas ainda sonha, mesmo inconscientemente, com um emprego ou trabalho ideal. A tendência à idealização é um mecanismo psíquico muito presente nos relacionamentos sociais e afetivos, que tem se estendido para as relações de trabalho. Através dela buscamos encontrar algo perfeito que possa  nos complementar e nos  fazer sentir muito  melhor  do que na realidade somos!

 A ideia do emprego ideal é uma negação dos sentimentos de frustração e decepção inerentes a qualquer situação de vida, e também de trabalho.  No ambiente profissional, você pode se sentir privilegiado por conviver com profissionais de talento, ou satisfeito por desenvolver um trabalho desafiador. Também, pode trabalhar em uma empresa que preza a transparência nas políticas de pessoal e a qualidade de vida. Mas, encontrar apenas benefícios em qualquer emprego ou ocupação é uma grande ilusão, assim como    ver coisas ruins em alguém. 

Para reforçar a ideia de que emprego ideal não existe, basta olhar para nossas expectativas e desejos. Elas mudam constantemente com o tempo.  Quando se está solteiro e no início de carreira o emprego ideal tem determinadas características. Quando se torna pai ou mãe, as necessidades e responsabilidades da vida mudam e com elas também o que se espera do trabalho. Se a estabilidade já foi conquistada o bichinho do empreendedorismo começa a cutucar, e assim a idealização vai mudando de pessoa para pessoa, ou de tempos em tempos.

Não dá, portanto, para falar em emprego ideal, mas em emprego ou trabalho certo para cada momento da vida. É dentro dessa perspectiva que a carreira profissional deve ser planejada, considerando objetivos e metas diferentes.

Quando o assunto é realização profissional, cuidado para não cair na armadilha da idealização. Trabalho ideal é aquele que atende nossas necessidades e ajuda a conquistar  sonhos pessoais, familiares, espirituais, financeiros em um determinado momento.  E não aquele que na nossa fantasia deve estar isento de conflitos, competições e  desgastes, e com excelente remuneração, benefícios e reconhecimento 

 

 

5 comentários:

  1. Nossa! Leitura puntual! Como se um anjo tivesse conversando comigo neste momento! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Quem ja esteve apaixonado ( e quem não esteve???) sabe bem do perigo da idealização!!!

    ResponderExcluir
  3. Zélia Miranda Kilimnik27 de janeiro de 2013 às 13:20

    Muito interessante e muito oportuna para pessoas queridas para mim, com as quais vou compartihar este texto. Talvez essa questão a idealização seja menos problemática, no que se refere a quem detem o seu próprio negócio, pois creio que nesse caso, já se parte de bases um pouco mais realistas, principalmente quando se faz um plano de negócios. Mesmo assim, existem diversos problemas. Por exemplo, você pode ter a clínica dos seus sonhos e não conseguir pessoas qualificadas para atender os clientes e manter em dia os trabalhos da secretaria. Essas pessoas existem, mas não se fixam nesse tipo de emprego, pois estão em busca de atividades mais bem remuneradas e interessantes, talvez, que sabe, por uma questão de idealização.

    ResponderExcluir