terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Como fazer um 2010 diferente?

Antes de pernsarmos no futuro, que tal responder a uma pergunta simples: Você é feliz?

Se você respondeu que sim, procure identificar o que vem provocando esse sentimento. São coisas internas, como acreditar na sua capacidade, ou coisas externas como ter conseguido um bom trabalho? Em geral, a felicidade está colocada no ambiente externo e dessa forma, ficamos susceptíveis de perdê-la, pois não podemos controlar o que está à nossa volta.
Se respondeu que não, aja da mesma forma, pois a felicidade não é um estado de espírito fixo e duradouro, portanto esse sentimento pode ser mudado.
Essa simples pergunta nos leva a compreender que para crescermos como pessoa ou profissional é importante aprender a ter autocrítica, isto é ficar atendo às nossas potencialidades e fraquezas.
Para começar proponho um exercício nesse sentido: que tal ouvir, mas ouvir de verdade, o que as pessoas ao seu redor estão dizendo. Ouvir de verdade é ouvir sem querer justificar, sem uma conduta defensiva, sem julgamentos! Pessoas próximas constumam falar coisas que não gostamos de ouvir. Coisas do tipo: não vejo seu esforço para conseguir melhorar, ou está difícil conviver com esse mau humor, ou ainda.. você tem sido muito egoísta....
Ouvir críticas e pensar sobre elas é um exercício difícil! Mas fundamental para quem quer mudar e mais... ser feliz! Dá próxima vez que receber uma crítica, de forma humilde, procure refletir sobre o que fazer para acabar com essa impressão negativa! Para fazer um 2010 diferente, o desafio é aprender a pensar sobre si mesmo: o que te faz feliz ou não, em que precisa melhorar, tem sido boa a forma como lida com as frustraçôes?
Pensar não dói,apesar de que muitas pessoas acaharem que sim.
E pensar sobre sua vida, seu futuro e sua felicidade será agora, breve ou daqui a alguns anos, mas em algum momento, certamente, essas questões farão parte da sua vida.
Então, por que não começar o treino já?

Um comentário:

  1. Talvez seja uma das maiores dificuldades do ser humano, aceitar críticas. Porque ao invés de aceitarmos como uma possibilidade de melhoria, achamos que a pessoa que está falando está errada que não têm nada a ver. Achei legal começar o ano falando nesse assunto porque ai podemos refletir no que todos a nossa volta andam nos falando e tentar transformar em melhorias, sejam pessoais ou profissionais.!!
    Um abraço Maria Helena,
    Luiza

    ResponderExcluir